Se não dá lucro, fecha!!!


Postada em : 16/05/2019

Se não dá lucro, fecha!!!

285-05-2019

Parece fácil essa afirmação, porém, somente quem “vive na pele” tal momento, sabe a angústia que é ter em mãos uma empresa que mantem-se negativa durante um tempo; e na maioria das vezes fechar é muito mais difícil que resolver a situação!!!

Sem Caixa ou Com Prejuízo?

Aparentemente é a mesma coisa, entretanto, somente com conhecimentos técnicos será possível diferenciar uma situação da outra.

Uma empresa identificada como deficitária, requer uma serie de ações, muitas vezes contundentes, ações fortes devem ser colocadas em pratica o mais breve, para evitar danos ainda maiores, dependendo da “dosagem” utilizada o caixa da empresa deverá ficar ainda “mais vazio”, entretanto, se as ações foram analisadas e definidas corretamente, apesar de estar sem caixa a empresa caminhará para eliminar o prejuízo e isso pode levar alguns meses e com certeza nesse período ainda faltará o Caixa.

É importante o empresário ter o conhecimento que se não eliminar o déficit (prejuízo) a questão caixa não se resolverá, e para isso é importante ter informações da Gestão.

Ter Caixa não quer dizer estar bem…

Muitas empresas com problemas de Gestão, sejam eles em qualquer das áreas da empresa, acabam se enganando diante da disponibilidade de recursos por meio dos bancos, uma falsa ilusão é fortalecida quando novos recursos dão entrada na empresa por meio de empréstimos, na realidade esses empréstimos trarão ainda mais problemas, pois além de alimentar a Zona de Conforto na Gestão também aumentarão o Custo Financeiro da empresa.

É muito comum identificarmos empresas que “se aproveitaram” dos limites de créditos e depois tiveram que encerrar suas atividades e seus empresários saíram “de mãos abanando” pois tiveram que se desfazer de seus patrimônios para honrar seus débitos, pois eram avalistas muitas vezes com garantias reais.

Diferença entre Situação Econômica x Situação Financeira

Situação Econômica:- é identificada com a riqueza que se tem, numa empresa podemos identificar isso facilmente analisando o Balanço Patrimonial e identificando o Patrimônio Líquido, esse grupo de contas relata a riqueza patrimonial da empresa, mas isso isoladamente não é garantia de sucesso.

Situação Financeira:- é identificada pelo Caixa, que quando tem um trabalho bem conduzido focando os Resultados, os mesmos levam a empresa a se situar bem financeiramente e isso podemos identificar numa empresa utilizando entre outros informes o Fluxo de Caixa e a DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

Decisões Estratégicas não podem envolver a emoção!!!

É muito comum determinadas ações que poderiam reposicionar a situação da empresa, ou seja, tirá-la de um estágio deficitário e em pouco tempo fazê-la atingir o Ponto de Equilíbrio na sequência torná-la lucrativa, ser deixada como segunda, terceira, …, última alternativa, pois envolve o fator emocional dos sócios/gestores, e isso é ruim.

Profissionais que atuam com reestruturação de empresas, precisam dominar o emocional e colocar a razão em prática, cotar custos e despesas, e redefinir estratégias o mais breve e ajustá-las a medida do necessário, focando o quanto antes restabelecer a empresa.

Cases

Numa das empresas a que fomos chamados para realizar uma ação de reestruturação, entre outras ações fizemos:

  • Revisão de todos os contratos, cancelamos e reduzimos tudo o que foi possível
  • Efetivamos cortes na folha com salários acima da capacidade atual, reduzimos a ociosidade com corte de 30% do número de colaboradores e 40% do valor da folha (isso não gera orgulho, mas se faz necessário)
  • Discutimos com os mais diversos credores, apresentando as ações estratégicas colocadas em prática e alongando prazos.
  • Discutimos com sindicato e minimizamos as possibilidades de paralizações e reinvindicações que só faziam complicar ainda mais o momento vivido pela empresa.

Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas

Muitas vezes por receio de custos ou de soluções que vão em sentido contrário aos seus objetivos iniciais, empresários retardam essa medida (reestruturação empresarial) que uma vez implantada, deve ser acompanhada, ajustada e a medida que a situação melhorar, podem ter suas dosagens reduzidas sem contudo comprometer o sucesso da empresa.

Vale pensar para discutirmos!!!

Fonte: Portal www.axsconsultoria.com.br